terça-feira, 15 de maio de 2012

Cultura - São João





caruaru-a-capital-do-forro1











     O  São João nordestino é uma festa tão tradicional e comemorada quanto o carnaval da Bahia ou do Rio, o natal na Serra Gaúcha ou mesmo a festa de Parintins na Amazônia. Esperada com ansiedade e animação em todas as cidades, em duas delas, este evento se tornou tão tradicional que chegam a comemorar a data por mais de um mês: Caruaru – PE e em Campina Grande – PB. A fogueira lembra o anúncio do nascimento de João Batista, nas noites de junho são montadas fogueiras como forma de comemoração. A quadrilha, de origem francesa, era uma dança típica que comemorava os casamentos da aristocracia européia.
Os tecidos finos da nobreza deram lugar à chita, tecido mais barato e o casamento nobre foi adaptado a uma encenação.
A história é sempre a mesma: a noiva, que geralmente está grávida, é obrigada a casar pelos pais e o noivo recusa, sendo preciso à intervenção da polícia para que o caso se resolva. A quadrilha é realizada como comemoração do casório.
A cidade de Caruaru é conhecida por promover uma das maiores festas de São João do Nordeste.
 É neste evento, em que a tradição e o contemporâneo se encontram, o interessante é estar consciente da importância de celebrar as manifestações artísticas regionais. Com essa consciência, fica claro que a diversidade musical só tem a acrescentar no São João.

Por Thereza Dantas 01

Nenhum comentário:

Postar um comentário