domingo, 16 de setembro de 2012

Problemas socioambientais no campo

  Atualmente, o campo brasileiro sofre com vários problemas de ordem natural( escassez de água e salinização) e ocasionados pela ação humana (poluição dos solos, desmatamento e erosão).
  A degradação do solo pela salinização, embora possa ocorrer naturalmente, é mais comum em áreas irrigadas, quando processo de irrigação é feito de forma inadequada, sem o devido sistema de drenagem. Esse processo, associado á utilização intensiva de fertilizantes químicos, é responsável pela presença excessiva de sais no solo.
  O uso desmedido de agrotóxicos também é um grave problema enfrentado no meio rural. São cerca de 400 produtos químicos utilizados na agropecuária, e a aplicação constante e indiscriminada e, muitas vezes, sem assistência técnica, tem aumentado a concentração desses produtos no solo, nos mananciais e na atmosfera. Essa prática mostra que a agropecuária depende desses produtos, usados no controle de pragas e de doenças para garantir os índices de produtividade do setor. 
  Outro problema que envolve o campo, embora esteja ligado apenas à produção de cana, são as queimadas que ocorrem antes da colheita desse produto. Muitos estudos já foram desenvolvidos mostrando a relação entre as doenças respiratórias e as queimadas, nos locais que fazem uso dessa prática, como a região de Piracicaba, em São Paulo.
  O desmatamento e o uso inadequado dos solos, como já foi visto, são responsáveis pelo processo da desertificação no mundo todo.
  Vale dizer que a erosão acarreta perda dos solos, diminui a fertilidade da terra e provoca a poluição e o assoreamento dos mananciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário