quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Fontes de energia renovável e não-renovável

Renovável - Não se esgotam; se regeneram naturalmente ou a partir da correta intervenção humana, em um curto espaço de tempo; podem ser aproveitadas indefinidamente e, portanto, são fontes inesgotáveis.

Exemplos: Eólica, Solar e Hidráulica.


Não-renovável  - Dependem de recursos existentes em quantidade limitada no planeta, cuja renovação demoraria muito ou é economicamente inviável; se esgotam. Geralmente poluem mais do que as renováveis.

Exemplos: Petróleo, carvão mineral, o xisto betuminoso e o urânio.



           Principais fontes de energia no Brasil



- Petróleo: fornece óleo diesel, querosene, gasolina, asfalto, parafina, insumos para indústria petroquímica, além de gerar eletricidade nas usinas termelétricas;

-Hidráulica: produz eletricidade por meio das usinas hidrelétricas;

-Carvão mineral: fornece energia para as indústrias siderúrgicas e gera eletricidade nas termelétricas;

-Biocombustível: a maioria vem de óleos vegetais, no caso, o biodiesel, ou biomassa vegetal, no caso o bioetanol, sendo que o principal deles é o álcool, usado como combustível de automóveis;

-Outras fontes: destacam-se ainda no país o gás natural, a energia nuclear (átomo), a lenha, o carvão vegetal e a energia solar.


           Energia Hidrelétrica no Brasil


Nordeste - Sobradinho

Amazônia - Samuel; Balbina; Tucuruí.

Centro-Sul - Jupiá; Porto Primavera.


           Hidreletricidade no Brasil: Um breve histórico

  - Linha do tempo


- 1881 > Começou a utilização da eletricidade no Brasil;

- 1883 > Teve início o funcionamento da primeira usina hidrelétrica do país, em Minas Gerais;

- 1889 > Foi criada a Light;

- Séc XX > Foi construída a primeira usina hidrelétrica no nordeste;

- 1945 > Foi assinado o decreto que criava a Companhia Nacional Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

- 1950 > A deficiência de energia elétrica na região mais industrializada do país, motivou a construção da hidrelétrica de Furnas, no rio Grande (MG).

- 1962 > Foi criada a empresa estatal Eletrobrás, responsável pelo Plano Geral de Eletrificação. (planejamento elétrico do país e a integração das regiões brasileiras).

- Década de 1960 > Surgiu a Companhia Energética de São Paulo S.A. (Cesp), que pôs em prática a construção de novas grandes usinas.

- 1990 > O governo privatizou a maioria das empresas energéticas do país, sob a fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

- 2001 > Houve uma crise de fornecimento, pois os investimentos para aumentar a oferta de energia não acompanharam o crescimento do consumo.


2 comentários: