quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Combustíveis fósseis

  - Petróleo

 No Brasil, o petróleo foi descoberto em 1939, na região do Recôncavo Baiano, e sua exploração e refino ficaram sob responsabilidade do Conselho Nacional do Petróleo.
 Em 1953, com a criação da Petrobras, instituiu-se o monopólio estatal das atividades de prospecção, exploração, refino e transporte do petróleo. Mais tarde, a importação do óleo bruto também passou a ser monopolizada por essa estatal brasileira.
 As jazidas de petróleo e gás natural concentram-se principalmente na plataforma continental( área correspondente á bacia sedimentar litorânea submersa). Dessa região, extrai-se quase todo petróleo e gás natural originados no país, e a bacia de Campos, localizada no litoral do Rio de Janeiro, é a área de maior produção. Em 2008, foram anunciadas as descobertas de novas reservas de petróleo na bacia de Santos, entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o que fortaleceu ainda mais a autonomia brasileira na extração desse minério em um futuro próximo.

- O petróleo da camada do pré-sal

A camada denominada pré-sal constitui uma formação geológica localizada do subsolo do Atlântico sul, na costa que vai do Espírito Santo até Santa Catarina. Ocupa uma área de aproximadamente 800 km de extensão e engloba as bacias sedimentares do Espírito Santo, de Campos e de Santos.


- Carvão mineral

O carvão mineral é uma rocha sedimentar formada do soterramento e da compactação de florestas, ocorridos na era Paleozoica, há milhões de anos. Já em 1880, cerca de 97% da energia usada no mundo era originária desse recurso natural, empregado na geração de energia elétrica e na produção do aço. Um dos maiores problemas decorrentes do uso desse mineral é a grande quantidade de poluentes liberada na queima.

- Gás natural

O gás natural, é encontrado em áreas formadas por rochas sedimentares e está geralmente associado ao petróleo.
Esse gás é muito usado no aquecimento doméstico( chuveiro e torneiras), em fogões, no aquecimento de casas localizadas em países com invernos rigorosos, em veículos automotores e na produção de energia termelétrica.
No Brasil, as principais reservas continentais desse recurso mineral localizam-se nas bacias sedimentares da Amazônia e do Paraná. 
No mar, o gás natural ocorre próximo aos estados de Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro(responsável por cerca de metade da produção desse recurso no país).

- Energia nuclear

A energia nuclear ou atômica é obtida por meio da fissão nuclear, processo físico que consiste em dividir o núcleo de um átomo, gerando novos átomos e liberando muita energia. Esse processo, também usado na construção de bombas atômicas, é um importante meio de obtenção de energia, principalmente nos países onde os recursos hídricos são insuficientes. 
O mineral responsável pela obtenção dessa energia é o urânio.
Um dos pontos mais polêmicos da produção de energia nuclear refere-se ao risco em caso de vazamentos. Outra questão diz respeito ao perigo do lixo nuclear, visto que a radiatividade se prolonga por muito tempo.

- Energia eólica

No Brasil, embora haja boas condições naturais de vento, principalmente no Nordeste e no Sul do país, o desenvolvimento desse tipo de energia só começou em 2002, com o Programa de Incentivo ás Fontes Alternativas de Energia Elétrica, o Proinfa.

- Biocombustíveis

Biocombustíveis consistem em derivados da biomassa, como cana-de-açúcar, milho, soja, linhaça, pinhão-manso, mamona, arroz, óleo de palma, esgoto, restos de comida e dejetos animais, que podem ser usados como fonte  de energia.
Os principais biocombustíveis produzidos no Brasil são o etanol, extraído da cana-de-açúcar, e o biodiesel, proveniente de óleos vegetais ou de gorduras animais. Ambos constituem fontes de energia renováveis e são responsáveis por cerca de 18% de todo combustível consumido no país.
O Brasil é o pioneiro no uso de biocombustíveis em larga escala.


Nenhum comentário:

Postar um comentário