quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Redes de comunicação

 Hoje os diversos meios de comunicação existentes têm uma enorme participação na economia e é um dos setores que mais cresceram nas últimas décadas.
 As emissoras de rádio ou TV, para poderem atuar, necessitam de uma autorização do governo federal. Por ser uma concessão pública, elas possuem prazo de duração e podem ser renovadas ou não, passando, para isso, por uma Comissão da Câmara de Deputados Federal, que aceita ou rejeita os pedidos de continuidade.
 As principais emissoras de TV do Brasil estão sediadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, com empresas afiliadas e retransmissoras nos outros estados. O fato de terem grande parte de sua programação produzida no Rio de Janeiro e em São Paulo influencia os hábitos e costumes de todo o país e propaga o que existe nessas duas metrópoles nacionais.
 A facilidade de atingir grande parte do território brasileiro se intensificou nas últimas décadas com as inovações tecnológicas, que melhoraram as transmissões de imagem e som.
 De outro lado, essa forte participação dos meios de comunicação de massa na sociedade acaba concedendo ás emissoras de rádio e TV um grande poder, tornando-as capazes de influenciar a opinião pública, posicionamentos ideológicos e políticos.
 As TVs por assinatura oferecem mais opções de canais- alguns deles temáticos, como  filmes, jornalismo e programas sobre a natureza. As imagens são transmitidas via satélite ou por cabo, com melhor definição. Esse sistema chegou ao país em 1996, mas, por ser pago ele é acessado por uma pequena parcela da população, mesmo dispondo de um maior número de opções. Ainda faltam mais emissoras que apresentem conteúdos socioculturais e educativos. Quando elas existem, dedicam grande parte de sua programação a temas alienantes, técnicos ou meramente informativos.
 Quanto à imprensa escrita, muitas empresas também estão ligadas às grandes corporações de rádio e TV, mas possuem uma participação menor, pois o número de brasileiros que leem revistas e jornais ainda é pequeno quando comparado ao de leitores em países ricos.


                 A internet


 A melhoria da telefonia possibilitou a ampliação da internet, sistema que, com um computador e uma linha telefônica, torna possível interligar computadores do mundo inteiro, formando uma ampla rede de comunicação denominada virtual.
 A internet também possibilita o acesso às informações a cada minuto. Não é necessário esperar o jornal do dia seguinte para sabermos mais detalhes sobre um fato. Além disso, a rede virtual oferece uma série de serviços, como pagamentos de contas e impostos, venda e compra de produtos, acesso a acervos de museus e bibliotecas, entre outros.
 A tecnologia empregada nos meios de comunicação vem exercendo um papel fundamental na organização do espaço geográfico: dinamizou a veiculação de informações, facilitou o intercâmbio entre os povos e aproximou culturas. Esse fenômenos levou a sociedade contemporânea a ser denominada também de sociedade da informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário