Quadrilátero Ferrífero
Localizado no estado de Minas Gerais, abrange uma área entre os municípios de Belo Horizonte, Congonhas do Campo, Mariana e Santa Bárbara. É a área de maior produção de minério de ferro do país, nessa área ocorre também a exploração de manganês e bauxita.Os minérios são transportados pela Estrada de Ferro Central do Brasil, que liga a região produtora aos mercados consumidores internos e ao porto do Rio de Janeiro. Pela Estrada de Ferro Vitória-Minas os minérios são transportados até os portos de Vitória e de Tubarão (ES), de onde são exportados para o mercado externo.
Serra dos Carajás
Localizada entre os rios Araguaia e Xingu, no estado do Pará, abriga uma das maiores jazidas de minério de ferro, cobre, manganês, bauxita e ouro do país. Na década de 1970 desenvolveu-se nessa região o Projeto Grande Carajás, que teve como objetivo criar grandes obras de infraestrutura, visando à exploração dos minerais existentes.
Maciço de Urucum
Localizado no Mato Grosso do Sul, ocorre a exploração do minério de ferro e do manganês. Uma parte dessa produção atende ao mercado siderúrgico da Região Centro-Sul, e a outra é destinada aos países do Mercosul, principalmente a Argentina. Esses minerais são escoados pelo porto fluvial de Corumbá e pela hidrovia do rio Paraguai.
Serra do Navio
Se destaca basicamente pela exploração do manganês, que atende ao mercado estadunidense em especial. O escoamento desse mineral é feito pela estrada de ferro do Amapá até o porto marítimo de Santana.
GOSTEI DO TEXTO ESTAB DE PARABENS
ResponderExcluirÉ muito bom o seu texto
ResponderExcluirlegal bem loko empolgante
ResponderExcluir